Fauvismo
Foi o primeiro dos movimentos artísticos de vanguarda do sec.XX, o fauvismo com seu desprezo pelo realismo imediato, foi o precursor do abstracionismo.
Movimento pictórico do início do sec XX, o fauvismo reuniu um grupo de pintores que desejavam libertar a cor das regras tradicionais da pintura, marcada pelo intelectualismo e dos condicionamentos impostos pela cor natural dos objetos.
Devido à violência com que usavam as cores puras, esses artistas foram chamados pelo crítico Louis Vauxcelles de fauves (feras), donde o nome do movimento.
Fontes:
www.wikipedia.org
Enciclopédia Barsa Raffaella 6ªDnº28
Henri-Émile-Benoît Matisse
Em 1891 mudou-se para Paris, onde estudou artes.
Foi pintor, desenhista e escritor francês do fauvismo, considerado o artista do século em que viveu.
A arte do pintor francês, baseia-se num método, que segundo ele, consiste em abordar separadamente cada elemento da obra- desenho, cor, composição – e juntá-los numa síntese, “sem que a eloqüência de um deles seja diminuída pela presença dos outros”.
Causou sensação ao incluir-se com dois amigos, entre os fauvistas.
Em sua primeira fase, Matisse se mostrava como descendente direto de Cézanne, em busca do equilíbrio das massas, mas outras influências como as de Gaugin, Van Gogh e Signac, levaram-no a tratar a cor como elemento de composição.
Em “luxo, calma e volúpia” ainda revelava a influência dos pós-impressionistas, mas já demonstrava grande simplificação da cor, do traço e dos volumes.
Dos pintores fauvista que exploraram o sensualismo das cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço em composições planas, sem profundidade.
Ao explorar o ritmo das curvas, Matisse procurou uma composição livre, sem outra ligação que não o senso de harmonia plástica.
Sua cor não se dissolvia em matizes, mas era delimitada pelo traço.
“ A listra verde”
È um exemplo típico do fauvismo, que tinha na pesquisa da capacidade expressiva da cor uma de suas características.
“ A lição de piano”
Já liberto do fauvismo, mostrou às vezes, tendência de reduzir as linhas à essência, bem como em “A lição de piano”, mas não se interessou pela pura abstração.
Segundo Wikipédia, apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu algumas influências desse grupo. Sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas.
O amor pela exuberância decorativa aparece como exemplo na série “Odaliscas”.
Em sua fase final, Matisse voltou-se para a esquematização das figuras de que são exemplos e a técnica que chamou de “desenho com tesoura” que ilustram Jazz, livro com sobre impressões sobre a arte e a vida.
Em sua última fase, dedicou-se à concepção arquitetônica e à decoração interior da capela do Rosário, que considerava sua melhor obra, e nela concebeu todos os detalhes dos vitrais ao mobiliário, voltado para uma concepção mais ascética das formas, embora nos arabescos florais predomine uma linha sinuosa.
Amigos fauvistas de Matisse: Albert Marquet e André Derain
Fontes:
Enciclopédia Barsa
www.wikipedia.org
Imagens:
www.google.com.br
Raffaella 6ªD nº28
Sala1 Pinacoteca
Todos Juntos
Raffa
Cécile Bart
Cécile Bart x Matisse
As formas estão distribuídas em torno de uma diagonal imaginária e quase em simetria, como em obras com modelos de Matisse.
A artista deixa em sua obra o tecido cru, aparente incorporado à composição como em algumas obras de Matisse.
A cor utilizada em recortes de tecido, assemelha-se às colagens de Matisse, utilizando-a com matéria
Raffa
Pierre Mabille
Pierre Mabille x Matisse
São obras unitárias que fazem parte de um todo
A figura foi selecionada para nos lembrar de coisas diferentes existentes na natureza:sementes, bocas,olhos.
Assim suas pinturas não são abstrações mas repetições como em Matisse, tentando atingir a máxima simplicidade.
Pierre Mabille usa cores quentes e vibrantes provocando reações no espectador semelhante a Matisse quando provoca nossa noção de profundidade e sobreposição.
Raffa
Philippe Richard
Philippe Richard x Matisse
O autor apresenta o espaço com diferentes obras que se harmonizam com o todo.
Da mesma maneira esta característica é identificada em cenas de Matisse.
1- cor-luz – círculos cheios distribuídos pelas paredes.
Propagando-se como energia para além de seu suporte.
2- cor expandida – círculo vazado – com pequena tela entre seus elementos e muitas linhas coloridas, a cor se expande para além dos limites da tela, relaciona-se diretamente com o espaço expositivo.
3- cor matéria- setas fixas à parede, quase que impondo sua presença, atacando a superfície branca .
Raffa
Frédérique Lucien
Fréderiqué Lucien x Matisse
Aqui aparecem os suportes tradicionalmente usados pelas artes, a tela e o papel, mas a maneira como apresentam a imagem é nova.
As figuras de plantas retratadas foram esculpidas no próprio suporte com tesoura e estilete.
Técnica que nos remete a Matisse :”desenho com tesoura” (papiers collés ou gouaches découpées ).
Raffa
Cristophe Cuzin
Cristophe Cuzin x Matisse
Cristophe optou por realizar sua obra fora do espaço expositvo, no corredor.
O suporte desta obra é o próprio edifício, suas cores modelam-se a arquitetura.
O material utilizado é basicamente fitas adesivas coloridas, com cores originais.
As referências de Matisse estão presentes nas cores vivas, complementares, nos contrastes , vibração ,simplicidade.
Raffa
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Quadrilha
ORIGEM :Os estudos colocam a dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV. A guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, serviu também para promover uma transferência cultural entre esses países. A França adotou a quadrilha e levou-a para os palácios, tornando-a assim uma dança nobre. Rapidamente se espalhou por toda a Europa, sendo assim uma dança presente em todas as festividades da nobreza
A DANÇA DA QUADRILHA: A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos ( Santo Antônio, São João e São Pedro ) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.