Matisse,nasceu em 1869 e faleceu em 1954 em Nice, sul da França.
Em 1891 mudou-se para Paris, onde estudou artes.
Foi pintor, desenhista e escritor francês do fauvismo, considerado o artista do século em que viveu.
A arte do pintor francês, baseia-se num método, que segundo ele, consiste em abordar separadamente cada elemento da obra- desenho, cor, composição – e juntá-los numa síntese, “sem que a eloqüência de um deles seja diminuída pela presença dos outros”.
Causou sensação ao incluir-se com dois amigos, entre os fauvistas.
Em sua primeira fase, Matisse se mostrava como descendente direto de Cézanne, em busca do equilíbrio das massas, mas outras influências como as de Gaugin, Van Gogh e Signac, levaram-no a tratar a cor como elemento de composição.
Em “luxo, calma e volúpia” ainda revelava a influência dos pós-impressionistas, mas já demonstrava grande simplificação da cor, do traço e dos volumes.
Dos pintores fauvista que exploraram o sensualismo das cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço em composições planas, sem profundidade.
Ao explorar o ritmo das curvas, Matisse procurou uma composição livre, sem outra ligação que não o senso de harmonia plástica.
Sua cor não se dissolvia em matizes, mas era delimitada pelo traço.
“ A listra verde”
È um exemplo típico do fauvismo, que tinha na pesquisa da capacidade expressiva da cor uma de suas características.
“ A lição de piano”
Já liberto do fauvismo, mostrou às vezes, tendência de reduzir as linhas à essência, bem como em “A lição de piano”, mas não se interessou pela pura abstração.
Segundo Wikipédia, apesar de nunca ter se juntado aos Cubistas, sofreu algumas influências desse grupo. Sua pintura era um pouco austera, com linhas retas e formas geométricas.
O amor pela exuberância decorativa aparece como exemplo na série “Odaliscas”.
Em sua fase final, Matisse voltou-se para a esquematização das figuras de que são exemplos e a técnica que chamou de “desenho com tesoura” que ilustram Jazz, livro com sobre impressões sobre a arte e a vida.
Em sua última fase, dedicou-se à concepção arquitetônica e à decoração interior da capela do Rosário, que considerava sua melhor obra, e nela concebeu todos os detalhes dos vitrais ao mobiliário, voltado para uma concepção mais ascética das formas, embora nos arabescos florais predomine uma linha sinuosa.
Amigos fauvistas de Matisse: Albert Marquet e André Derain
Fontes:
Enciclopédia Barsa
www.wikipedia.org Imagens:
www.google.com.br Raffaella 6ªD nº28
Nenhum comentário:
Postar um comentário